top of page
Buscar
  • Foto do escritorCanto do Rio Maresias

Somos um hotel que pratica o "Turismo Acessível"

Atualizado: 27 de set. de 2019


Acesso fácil, tranquilo, sem problemas. Essa é basicamente a definição do termo Acessibilidade, porém nem sempre é fácil encontrá-la

Mas nós do Hotel Canto do Rio resolvemos ingressar no mundo do “Turismo Acessivel” E através de um conjunto ações de infra-estrutura, aquisição de equipamentos e treinamento em serviços, conseguimos permitir a todas as pessoas, com ou sem limitações, usufruam de estadias e de atividades sem barreiras particulares.




A realidade


No mundo todo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), há mais de 650 milhões de pessoas com deficiência. Só no Brasil, são mais de 45 milhões. É de se esperar que muitas delas queiram viajar com frequência, mas tenham certa dificuldade em encontrar lugares que se adequem às suas necessidades.

Via de regra, é possível afirmar que as cidades brasileiras não são acessíveis para o turismo. Mas aqui conseguimos mudar a realidade da praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte do Estado de São Paulo.



O Hotel Canto do Rio

O Hotel Canto do Rio possui um quarto adaptado com espaçamento entre móveis que permitem o deslocamento da cadeira de rodas, além, é claro, de portas com tamanho padrão indicado para acesso da cadeira. Além disto, possui cadeira higiênica para banho no chuveiro, barras de apoio, e quase todos os ambientes do hotel são de fácil acesso através de rampas ou nivelamento do piso. A exceção fica por conta do piso superior onde ficam os flats e o Spa; porém os serviços oferecidos podem ser prestados no quarto do hóspede, ou onde ele achar mais confortável (na área da piscina por exemplo).

Mas apenas criar espaços adaptados não era o suficiente. Nosso propósito era que TODOS os nossos hóspedes pudessem aproveitar ao máximo tudo o que Maresias têm de melhor: a praia. e para o verdadeiro Turismo Acessível faltava o acesso à ela. Assim, providenciamos então uma rampa de madeira que avança na areia da praia, levando o cadeirante até bem próximo do mar para que o mesmo possa desfrutar de momentos de lazer próximo à família. E pensando na localização do nosso hotel, que fica em uma região de ondas mais tranquilas, adquirimos recentemente uma cadeira anfíbia, através da qual a pessoa poderá entrar no mar – sempre com a ajuda de outra pessoa – e tomar um delicioso banho de água salgada.

Além de tudo isso, contamos com uma equipe super preparada para auxiliar nossos hóspedes em todos os instantes em todos os ambientes do nosso hotel.



O começo


Um certo dia, em baixa temporada, recebemos aqui no hotel um hóspede portador de necessidades especiais. Ele conheceu o hotel pela internet, entrou em contato conosco e apenas questionou sobre a existências de quartos no térreo. Diante da resposta positiva, finalizou a reserva de dois quartos sem maiores detalhes. No dia agendado, chegou com sua enfermeira e instalaram-se no quarto frente piscina. Na hora corremos para nos certificar de que ele seria bem instalado e com todo o conforto que precisava. Com o passar do dia, fomos nos atentando para detalhes para que ele pudesse se deslocar facilmente por todas as nossas dependências, o que não foi difícil pois sempre recebemos pessoas de mais idade e a facilidade de acesso sempre foi nossa prioridade.


Mas ainda sim, na praia, esse nosso hóspede especial teria problemas com uma cadeira de rodas que não era adequada para andar sobre a areia. Com um pouco de boa vontade, unindo forças à colaboradores que se dispuseram a ajudar na empreitada, conseguimos transformar algumas tábuas soltas numa rampa para que a cadeira de rodas se deslocasse sobre a areia até mais próximo do mar. Mas ainda nos frustou o fato de que, apesar de próximo, esse nosso hóspede, que virou amigo, não poderia entrar no mar e ter um merecido banho da deliciosa água que temos aqui.

Assim, no mesmo dia, providenciamos a aquisição de uma cadeira anfíbia, e mais pra frente, também uma cadeira higiênica para banho no chuveiro. E com a inspiração que este hóspede nos trouxe, hoje somos referência em praia acessível em Maresias.

Venha, estamos muito bem preparados para recebe-los, e é um prazer enorme para nós proporcionar boas experiências a todos que por aqui passam!

 

Venha para Maresias Aqui você encontra Mar e Montanha num só lugar!

Serviço:

Hotel Canto do Rio Avenida Doutor Francisco Loup, 338 - Maresias - São Sebastião - SP

www.hotelcantodorio.com.br

(12) 3865-6552

RESERVE AGORA!

O melhor hotel em Maresias

a 20 passos da praia


671 visualizações0 comentário
bottom of page